KEFIR - Benefícios e Onde Encontrar



KEFIR - O QUE É ?


O kefir é um probiótico, ou seja, microorganismos vivos que auxiliam na digestão e saúde intestinal
Como esses bichinhos se alimentam do açúcar, as pessoas usam várias formas de alimentar eles e criar o kefir de leite, feito com leite, ou o de água, feito com suco, água de coco ou água com açúcar.


Não, o açúcar, seja ele da lactose, frutose ou da sacarose, não fica no kefir porque, como disse, as bactérias sobrevivem comendo dele. 

Quanto mais tempo você deixar o produto fermentando, menos açúcar e carboidratos seu kefir vai ter
Tem quem deixe de 24 horas a até 72 horas o kefir no processo de fermentação! 
É uma ótima opção para fazer iogurte, patês e outros produtos low carb e sem lactose.


Kefir é um alimento natural que, ao aliar prébioticos e probióticos, mata bactérias ruins, prolifera as boas e ainda traz outros diversos benefícios à saúde

Além de todas essas propriedades, ele tem a vantagem de ser obtido através da generosidade das pessoas. 

Apesar de algumas pessoas venderem os grãos que dão origem ao iogurte caseiro, muitos doam esse substrato.

O kefir é um tipo de alimento criado por meio do cultivo de bactérias boas. Assim como ele, existem outras comidas desse tipo, como as bebidas à base de lactobacilos vivos.

Esse simbiótico, como são chamados os micro-organismos que combatem bactérias ruins e ainda ajudam a reproduzir as boas, deve ser cultivado em substratos de açúcares e proteínas para que sua reprodução e fermentação aconteçam corretamente.
Há dois tipos de grão de kefir, que são diferenciados de acordo com seus substratos:
  • Kefir de água, que pode ser mantido em água de coco ou água mineral com açúcar mascavo ou demerara.
  • Kefir de leite, que necessita de leite bovino, caprino, de coco ou de soja para se proliferar.
O segundo tipo é o mais comum e tem aparência semelhante à coalhada e gosto como o de iogurte.

Para que serve?


*** O intestino é habitado por bactérias boas e ruins. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.
Um dos grandes benefícios do kefir é justamente a melhora da flora intestinal, ou seja, a recolonização de bactérias boas no intestino. Chamadas de gram-positivas, elas liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins. Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.

*** Vários estudos relacionam a bactéria proveniente do alimento à prevenção de tumores. o poder antioxidante e a melhora do sistema imune são outros indícios de que o kefir pode combater e prevenir células malignas.

*** Como ânus e vagina são muito próximos, a colonização de bactérias ruins no intestino pode fazer com que a vagina também seja infectada. Com isso, o risco de doenças do trato ginecológico é maior, como infecção urinária e candidíase de repetição. Como o kefir regula o fluxo de micro-organismos no intestino, ele reduz as chance de esses problemas surgirem e ainda ajuda a tratá-los caso já tenham aparecido. Além disso, por melhorar a imunidade, ele pode também a longo prazo, diminuir a recorrência de infecções.

*** Sais biliares são componentes produzidos pelo fígado que são essenciais para digestão de gorduras no corpo. Um dos benefícios do kefir é auxiliar na fabricação dessas substâncias e, indiretamente, reduzir os níveis de colesterol através de uma metabolização potencializada.

*** O kefir é rico em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, promove a sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que essa bactéria do bem é um excelente complemento ao tratamento médico para quadros de síndrome do pânico, depressão, ansiedade e instabilidade de humor.

*** O kefir diminui a absorção de glicose pelo organismo e, consequentemente, estabiliza os níveis de insulina, ajudando a controlar quadros de diabetes.

*** Não há milagres quando o assunto é emagrecimento. Contudo, sabe-se que probióticos ajudam a emagrecer pois regulam níveis de insulina, que estão ligados ao acúmulo de gordura, e melhoram o trânsito intestinal. 

*** Muitas pessoas possuem a bactéria Helicobacter pylori, que afeta a mucosa do estômago e está relacionada ao aparecimento de alguns tipos de gastrite, úlceras e cânceres nesse órgão. Os grãos de kefir ajudam a eliminar essa bactéria maléfica e manter a integridade da mucosa, podendo prevenir e complementar o tratamento de tais doenças.

*** Uma flora intestinal bem colonizada por bactérias benéficas evita constipação e até prisão de ventre. Portanto, aposte no kefir se você sofre desses problemas.

*** Ótimo para regularizar a microbiota, ele fortalece o sistema imune, evitando e combatendo infecções como gripes, herpes e HPV.

*** Ele também possui cálcio e magnésio, que estimulam o crescimento dos fios de cabelo e os deixa mais fortes, e vitamina D, que auxilia a cicatrização da pele e também estimula o crescimento do cabelo.

Onde encontrar ?

O kefir não é vendido e sim doado. 
Há alguns sites e páginas no Facebook que reúnem contatos de pessoas que cultivam o micro-organismo e estão dispostas a doá-lo desidratado e congelado, sendo preciso apenas esperar que ele descongele para inseri-lo no substrato de leite ou água.
No entanto, encontrei um site que pode auxiliar nessa busca >>> Clique Aqui <<<
Para adiantar, recebi a seguinte resposta :
"Para obter sua DOAÇÃO de Probióticos, procure em nosso Site um doador mais próximo de você e entre em contato com ele. Site: bit.ly/2wVVIlA. Mas ANTES de pedir sua DOAÇÃO, leia isso --> Clique Aqui. Caso não encontre DOADORES ou não obtenha resposta, temos um plano pago para ENVIO de Probióticos pelos Correios, confiável e de ótimo custo/benefício. Acesse: Clique Aqui"


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?